11 de dez. de 2017

Auriculoterapia - Minha Experiência


Olá meus amores 
Tudo bem ? Sabem o que é essa terapia? 
É um tratamento baseado na somatotopia que existe na orelha.
São pontos que existem na orelha que quando pressionados aliviam e tratam partes do nosso corpo, na nossa orelha tem um ponto respectivo para cada parte e orgão do nosso corpo.
Eu por exemplo faço tratamento para ansiedade, é um protocolo que nele trata todo o tipo da ansiedade e com isso ajuda na insônia, na vontade imensa de comer tudo que se vê pela frente. Esse protocolo dura em média de 5 a 7 semanas.

Eu já faço a duas semanas e na próxima vou para a 3 semana, tive uma melhora enorme para a parte dos meus sonos, nossa como melhorou, estou tendo um sono de melhor qualidade. 

Então, uma técnica de diagnóstico e tratamento baseada no pavilhão auricular. Aurículo (orelha) + terapia (tratamento), ou seja, um tratamento através da orelha. Após a descoberta do Dr. Nogier, ele escreveu um artigo, este artigo foi traduzido para o chinês e publicado numa revista de acupuntura e este conceito chegou então, pela primeira vez na China em 1956 - em Shangai. Dai nasceu uma outra área do conhecimento que associa a Acupuntura (advinda da Medicina Chinesa) e a Auriculoterapia, muitas vezes chamada de Auriculopuntura, ou Acupuntura da Orelha - não se trata do mesmo conhecimento.




A Auriculoterapia é uma técnica já reconhecida pela OMS (Organização Mundial da Saúde) e teve seu desenvolvimento feito dentro dos conceitos de neurofisiologia principalmente, foi por isto que ela, aqui no Brasil, recebeu o cunho de "francesa", ou seja, Auriculoterapia Francesa, isto para não se confundir com os conceitos posteriormente adaptados de Auriculoterapia Chinesa ou Auriculoterapia .

A orelha apresenta pontos comparáveis ​​àqueles dos pontos de acupuntura, porém não com a mesma ação. Cada ponto da orelha corresponde à uma parte do corpo específica, ou seja, existe um mapeamento real. Estes pontos tornam-se detectáveis ​​em caso de dor ou perturbação funcional, através da pesquisa de dor ou utilizando detectores elétricos de pontos. Hoje sabemos que aparecem na superfície da orelha áreas com menor resistência cutânea quando há uma presença de distúrbios funcionais.
Com estes dois métodos de detecção, a detecção de pontos dolorosos e detecção de pontos de menor resistência eléctrica cutânea, é possível em primeiro lugar efetuar uma análise precisa da orelha para o diagnóstico, e, posteriormente proceder com o tratamento, estimulando os pontos da orelha seja através de agulhas, cauterização, massagem ou luz infravermelha.
Eu faço com sementes, como mostrei ali em cima, mas conheço pessoas que tem a microagulhas e assim por diante.  A profissional fez a pós graduação e seu curso por uma instituição certificada pelo MEC. 

Então meus amores é isso até a próxima!

Beijos Enormes da Lú 💜💜💜

2 comentários:

  1. Eu já vi muita gente fazendo esse tratamento, só não entendia exatamente para o que servia. Adorei sua explicação. Um grande beijo Lu.

    ResponderExcluir
  2. Adorei a explicação! Quero fazer para ansiedade também, mas no momento tenho seguido terapias holísticas e gosto bastante! Beijo grande!

    www.dicasdamag.com.br

    ResponderExcluir