12 de mar. de 2018

Bem - Estar: Xô preconceito, Vitiligo

Olá meus amores
Tudo bem com vocês? Vamos falar hoje sobre preconceito e vitiligo. Primeiro eu quero dizer que todos podem estar suscetíveis , e não é uma doença transmissível, ou seja, não olhe para a pessoa com nojo, com medo ou qualquer coisa do gênero.



O que é vitiligo? 
É uma doença que causa a perda da cor da pele devido à morte das células que produzem melanina ( o que dá cor a pele), a medida que ela se desenvolve provoca manchas esbranquiçadas por todo o corpo, principalmente nas mãos, pés, joelhos,cotovelos e região intima, pode afetar outros locais com pigmento, como cabelos, boca ou interior da boca.

A sua causa ainda não é totalmente esclarecida, sabe-se que está relacionado a imunidade, estresse e hereditariedade, e lembrando não é uma doença contagiosa. 



O vitiligo não tem cura, mas existe tratamentos para retardar o aparecimento das manchas esbranquiçadas pelo corpo, que reduzem a inflamação e melhora o aspecto da pele e estimulando a repigmentação das áreas afetadas, são usados medicamentos como imunossupressores, corticóides  ou fototerapia, mas tudo é orientado por dermatologista.



O que pode ocasionar:
- Problemas que afetam o sistema imune e que destrua o melanócitos
- Doenças hereditárias entre pais e filhos 
- Lesões na pele, queimaduras ou exposição a substâncias químicas
- Exposição a período de estresses e traumas emocionais

Como Identificar:
- Cabelo ou barba com manchas brancas antes dos 35 anos
- Perda de cor no revestimento da boca
- Perda ou troca de cor em alguns locais do olho
- Surgimento de manchas esbranquiçadas em locais mais expostos ao sol, como mãos, braços, rosto ou lábios.


Procure um dermatologista ele saberá qual tratamento que é melhor indicado para que trate o vitiligo. Não fique com medo e saiba que preconceito não pode interferir na sua vida, pois você é igual a todo mundo.

Bom é isso meus amores, e aí sabiam sobre esse assunto? Conhece alguém que tenha ? 

Beijos Enormes da Lú

2 comentários:

  1. Sempre ouvi falar, obrigada pelo esclarecimento, conheço pessoas que até o cabelo fica uma mecha braca e ficam lindas.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelo conteúdo de qualidade Luiza! Não conhecia muito bem os motivos da doença. Seu post é bastante esclarecedor.

    ResponderExcluir